Em sua sétima edição, a Mostra Internacional de Teatro (MITsp) reúne um recorte da cena contemporânea mundial, com produções que refletem as duas palavras-chave que regem o festival: transbordar e transgredir, a partir da experimentação da linguagem.
Sua abertura acontece no dia 5 de março com o espetáculo Multidão (Crowd), dirigido pela coreógrafa franco-austríaca Gisele Vienne, no Auditório Ibirapuera. A programação segue até o dia 15 em diversos espaços da cidade de São Paulo.
Serão 12 doze montagens internacionais com artistas da Alemanha, Chile, Franca, Portugal, Reino Unido, Suíça, além de diversas oficinas, debates, conversas, lançamentos de livros que convidam o público a pensar as artes cênicas e a contemporaneidade e novos modos de produzir e transmitir conhecimento.
Os idealizadores da mostra, Antonio Araújo (Teatro da Vertigem) e Guilherme Marques (Ecum – Encontro Mundial das Artes Cênicas) seguem com o fundamento original de reunir em um festival, espetáculos que buscam a experimentação e a investigação da linguagem das artes do corpo. Eixos como Mostra de Espetáculos, Ações Pedagógicas, Olhares Críticos e MITbr – Plataforma Brasil favorecem novos olhares para a cena e trocas a partir das questões que envolvem o campo artístico.
A MITbr – Plataforma Brasil terá como Artista em Foco a bailarina e coreógrafa Andreia Pires, que apresenta Fortaleza 2040, seu trabalho de pesquisa com alguns artistas, e PRA FRENTE O PIOR, com a Inquieta Cia.
João Fiadeiro é outro destaque na Mostra. O performer, coreógrafo e pesquisador português é o pedagogo em Foco da MITsp e integra a geração de coreógrafos lusitanos que ganhou destaque no final dos anos 1980 e deu origem à chamada Nova Dança Portuguesa. Suas peças navegam entre disciplinas (performance, dança e teatro), contextos (teatros, museus ou site specific) e formatos (coreografias, eventos ou conferências).
Confira a programação completa aqui.
FarOFFa
No circuito paralelo de artes de São Paulo, a dança e a performance também ganham destaque. Confira a programação.